Carlinhos Moreira
Compositor - Instrumentista
Professor - Esportista
RELEASE:




Carlinhos Moreira é miracemense, tem 53 anos. Autodidata, iniciou no violão aos 16 anos em Vassouras onde morou durante 10 anos. Em 1984, retornou para Miracema e começou a ministrar aulas particulares de violão e outros instrumentos.
Fez o curso de teoria musical pelo Conservatório Brasileiro de Música, na Escola Noêmia Machado Alves e licenciatura em Educação Musical pela UNINCOR de Três Corações - Minas Gerais.
No final de 1989 foi para a ilha de Sam Martan no Caribe com os músicos Paulo da Luz e Nina Papa, ambos de Santo Antônio de Pádua. Em 1991 retornou em definitivo para o Brasil.
Foi regente da Sociedade Musical 7 de Setembro, de 2000 à 2004.
Em 2005 e 2006 foi diretor musical do renomado Festival da Canção de Miracema.
Em 2008 fez o curso de violão no Festival Vale do Café em Vassouras RJ, quando teve o prazer de tocar ao lado da lenda viva do violão brasileiro, Turíbio Santos.
Simultaneamente com sua função de professor de música, desenvolve o trabalho de compositor e arranjador.
Atualmente, além de dar aulas particulares de diversos instrumentos, é também professor da Escola Municipal de Música Sete de Setembro Polo da Villa-Lobos do Rio de Janeiro, leciona Educação Musical no SEC (Sistema de Ensino Contemporâneo) e é o solista do Grupo instrumental “Academia do Choro”.






O Músico:
O Compositor:
Carlinhos Moreira compõe músicas para violão solo em estilo clássico e popular, temas de Jazz, choros, valsas, canções em diversos estilos: Samba, Modinha, Bossa-nova, Jazz, Reggae, Swing, Baião, Frevo, etc...
O Arranjador:
Carlinhos Moreira fez diversos arranjos para a Banda 7 de Setembro, divertificando e modernizando o seu repertório.
Faz arranjos para quarteto de violões, para o grupo Academia do Choro e outros.
Fez os arranjos das músicas do Festival da Canção de Miracema 2005 e 2006.

O Professor:
Carlinhos Moreira leciona desde 1983, ou seja a 33 anos
Nas aulas particulares, além do violão, também dá aulas de cavaquinho, flauta, violino, bandolim, gaita e baixo. As aulas são ministradas nos fundos de sua casa na Praça: Dona Ermelinda 54 no centro de Miracema.
Em 2002 passou no concurso público da Prefeitura de Miracema e leciona na Escola Municipal de Música 7 de Setembro, Polo da Escola Villa-Lobos do Rio de janeiro.
Em 2008 aceitou o convite da Diretora do SEC Terezinha Tostes para ministrar aulas de Música no Ensino Fundamental e Médio.
Em 2014 junto com o trompetista Gilsterlim, leciona teoria musical e instrumentos de sopro na Escola de Música Irene Lima Bastos.
Em breve Carlinhos Moreira vai disponibilizar vídeo aulas no Youtube. AGUARDEM...


O Esportista:
Carlinhos Moreira atualmente pratica Tênis e Ciclismo (MTB).
No Tênis foi Bicampeão de Miracema, vice em Pádua e Itaocara.
No MTB é um dos incentivadores do esporte na região, juntamente com os parceiros André da Mota Alvim (fundador do Pedal Livre - Miracema) e João Moreira. Participou de quatro cicloviagens com a turma do Pedal Livre de Leopoldina, a 1ª de Paty do Alferes até Penedo - RJ em 2012, a 2ª em 2014 o Caminho da Luz de Tombos ao Alto Caparaó - MG e o Caminho do Imperador do Alto Caparaó até Domingos Martins - ES, a 3ª em 2015 a Estrada Real - Caminho Novo de Ouro Preto - MG até Petrópolis - RJe a 4º em 2016 de Leopoldina - MG até Aparecida - SP.




O Artesão:
Quando morava em Vassouras na década de 70 carlinhos aprendeu a fazer móveis de cana-da-índia (bambuí) e macrame com o amigo artesão Edinho Bambú.
Ao retornar para Miracema em 1983, montou a "Liberart", com o amigo Jorge Xavier. Juntos produziam móveis em geral, porta retratos, porta vasos e outros .
Com o tempo a música foi falando mais alto e Carlinhos abandonou o artesanato.

A Família:
Carlinhos Moreira é casado com Guacira Pereira Nunes a 28 anos, eles tem uma filha chamada Isadora Pereira Nunes de 23 anos.
Filho de Carlos Custódio Nunes Neto e Consuelo Moreira Nunes. Carlinhos perdeu sua mãe biológica aos 2 anos e apartir dos 3 anos foi criado pela sua 2ª mãe Marli Moreira Nunes.
Tem três irmãos do 1° matrimônio: Eugênio (in memória), Flávio e Tarcísio Moreira Nunes e três do 2°: Renato, Márcia (in memória) e Roberto Moreira Nunes.
A música Carlinhos herdou do lado paterno, seu pai tocava violino e suas tias e sua avó eram exímias pianistas.
Do lado materno, o dom de ensinar, sua mãe e suas tias eram todas professoras.









